Fazer de conta na House of Dreaming

Todos as aventuras cabem na “Casa dos Sonhos” um espaço concebido a pensar nos mais pequenos e em como estimular a sua imaginação. As nove salas privilegiam o lado curioso e explorador através de experiências multimédia que apelam ao toque e movimento através de projecções, luzes e a tecnologia Wii.

Quem visitar o Melbourne Festival, Perth Festival 2013 tem de percorrer a estrada dos tijolos amarelos que leva até à House of Dreaming. A produção interactiva da Arena Theater Company consiste numa casa de tamanho real criada sob a premissa de ser um livro de contos fantásticos para as crianças mais sonhadoras.

A casa, projectada pela designer Danielle Brustman, é um espaço multimédia dividido por nove salas que reportam a diferentes experiências. Quando se abre a porta e o primeiro pé toca solo da “Casa Sonhadora” começa a aventura e o primeiro passo é vestir o traje de explorador que consiste em chapéus e disfarces concebidos por Michelle Boyde.

O que podem encontrar? Uma experiência sensorial onde são convidados a explorar, tocar, mexer numa história que se constrói a cada nova etapa e mediante a participação e criatividade dos mais pequenos. Para isso conceberam uma combinação inovadora de tecnologia, performances, projecções e detectores sensíveis ao movimento viagem única evocativa. Decoração bric-a-brac que escondem luzes, sons e imagens só possíveis de descobrir através da exploração dos objectos, objectos que reagem à luz e tomam cores diferentes, projecções de diferentes géneros como gatos a passarem bem junto aos seus pés, iluminações que formam constelações, luzes que reagem ao toque, objectos que são animados de vida através da tecnologia Wii ou performances de actores. Mas uma das interactividades que mais agradam aos pequenos exploradores são os Oribots, as criações de Matthew Gardiner, que consistem em robots com forma de flor construídos segundo a técnica origami e que reagem ao toque e ao calor.

Enquanto deambulam pela casa, a surpresa e espanto está ao virar de cada esquina.


imagens via Danielle Brustman

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: