The Bosco | Animação no ponto de venda e GIFs virais

Inventada nos anos 20 a photo booth foi muito popular entre anónimos e artistas conhecidos. Caída no esquecimento e em desuso, aparece agora reinventada com a possibilidade de fazer GIFs animados partilhados, no imediato, através das redes sociais. E quem consegue resistir a ter a sua imagem animada? Esta poderá ser the next big thing para as marcas oferecerem uma experiência de entretenimento aos seus consumidores.

A Photo Booth, ou cabine fotográfica, foi inventada em 1925 por Anatol M. Josepho e funcionava, à semelhança das actuais, como um quiosque de venda de fotografias sequenciais. O sucesso foi retumbante obtendo Josepho uma fila de 7,500 pessoas (por dia!), na loja de Nova Iorque, para terem a sua tira de oito fotografias animadas por 25 cêntimos.

“Everyone loved sitting in the booth, making faces, kissing, squeezing in friends.”

Hollywood rendeu-se igualmente a esta ponderosa ferramenta de entretenimento colectivo e arte instantânea. Fred Astair efectua um número de dança numa Photomatic, no filme de 1953 “The Band Wagon”, Richard Avedon faz um ensaio com as maiores estrelas da época – Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, Truman Capote and Ethel Merman – para uma conceituada revista, Salvador Dalí e André Breton fazem as suas experiências e Andy Warhol começa a recorrer a esta máquina numa série de encomendas pagas e auto-retratos. Inclusive, durante um pequeno período de tempo, a Fabrica teve as sua própria photo booth.

O século XX e XXI ofereceu novas invenções que suplantaram o mini-estúdio fotográfico mas, ao invés de desaparecer, conseguiu reinventar a sua utilidade como um mecanismo de interactividade e entretenimento social. Como? Fazendo GIFs animados com partilha imediata para as redes sociais.

PHHHOTO™ e The Bosco são as duas grandes inovações nesta área mas, enquanto a primeira apenas constrói GIFs animados a preto e branco, a segunda é mais intuitiva, personalizável e promove uma maior partilha.

The Bosco é uma cabine que integra vídeo, fotografia e GIFs animados. Os vídeos são feitos com a mesma simplicidade que existe no carregar de um botão. As fotografias igualmente. Mas não é obrigatório que imprima apenas as fotografias que tirou no The Bosco. O utilizador pode imprimir as imagens que fotografou com o telemóvel, usando o Instagram ou Twitter, através de uma ashtag (#) própria que efectua a cópia física.

O GIF animado é composto pela combinação das quatro fotografias tiradas na máquina.





GIFs via The Bosco

A partilha de conteúdos é imediata. O iPad conectado com a cabine possui um app que permite a difusão para Facebook, Twitter, email e mensagem de texto. Faz ainda o upload dos vídeos, imagens e GIFs para o site The Bosco que podem ser facilmente descarregados.

Todos os aspectos da experiência podem ser customizados: a cabine exterior, o ecrã touch, o ecrã lateral, o fundo das imagens, o layout de impressão, a experiência digital e tudo quanto o utilizar desejar.

Para o Brand Retail, área de nosso especial interesse, as novas gerações de photo booth são uma excelente ferramenta de comunicação e animação no ponto de venda. Muito apelativas, promovem uma maior envolvência e interactividade espontânea do consumidor com a marca. É impossível resistir a tirar fotografias, gravar um testemunho ou fazer um GIF animado afinal, isto é puro entretenimento, uma das exigência dos consumidores. Dado o poder de personalização é fácil à marca associar o seu logo aos vídeos, GIFs e layout das fotografias impressas que depressa serão partilhadas nas redes sociais. Tradução: viralidade, comunicação de massas, posicionamento, captação de novos consumidores e possivelmente entrada em novos mercados.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: