Underground New York Library

Três estudantes da Miami Ad School fizeram uma proposta original com o intuito de encorajar o público a frequentar mais a Biblioteca Pública de Nova Iorque. Os utentes do metro poderão ler as primeiras páginas de um qualquer bestseller à sua escolha. Basta que passem o smartphone pela estante virtual que se encontra ao longo das carruagens.

De 2010 a 2011, o número de pessoas com cartão a utilizar a Biblioteca Pública de Nova Iorque desceu de 3.1 milhões para 2.2 milhões. O número de visitas gerais também registou um declínio. Com o intuito de reverter estes número, três estudantes apresentaram um projecto inovador que utiliza o interior das carruagens do metro como plataforma de difusão e a tecnologia como ponto de estímulo.

Keri Tan, Max Pilwat e Ferdi Rodriguez criaram a “Underground New York Library” que leva a biblioteca pública até ao metro de Nova Iorque, transporte utilizado por milhões de pessoas diariamente – caso para dizer “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé”.

O interior das carruagens do metro foram forradas com a imagem de uma prateleira recheada de inúmeros bestsellers. Os possuidores de smartphones passam o aparelho pelo livro que mais lhes interessa e, através da tecnologia Near-Field Communication (NFC), faz o download das dez primeiras páginas da obra. Gratuito.

Quando o utente sai do metro, surge um mapa no seu smartphone indicando onde fica a biblioteca pública mais próxima onde poderá levar emprestada a obra que estava a ser lida.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: