Dia da Terra [parte I]: rolhas de cortiça para salvar o planeta

A Anthropologie é uma das lojas mais carismáticas e criativas no que diz respeito à transformação de um objecto mundano em peça de arte. Em 2011, no dia em que se celebrou o Dia da Terra, as preocupações ambientais estiveram no topo do seu foco, que resultou numa campanha espelhada nas montras da marca. A maior curiosidade foi a escolha do material.

O Dia da Terra, em 2011, foi comemorado com toda a pompa e circunstância nas montras de mais de 150 lojas da Anthropologie, nos EUA. O destaque foi para a utilização de rolhas de cortiça. Em Cincinatti, Ohio, foram recolhidas, cerca de, 29,000 rolhas resultantes, também, da participação da população – 10,000 foram recolhidas nos escritórios da marca e 19,000 foram recolhidas entre clientes locais e restaurantes, durante 4 semanas. Meg Moli, coordenadora da loja de Cincinatti e impulsionadora desta celebração nas montras da cadeia de retail, refere: “É excitante envolver as pessoas, antecipando que alguma coisa vai acontecer e que estamos a construí-lo na montra.”

Moli e uma estagiária empreenderam 140 horas neste projecto. Às rolhas de cortiça juntaram-se outros materiais: cola quente, rolos de papel higiénico, tinta verde em vários tons, musgo e plantas pequenas oriundas de uma florista local.

O processo de construção da montra foi gravado em vídeo:

Nem só Cincinnati mostrou o seu lado mais criativo e preocupado com a situação da Terra. Na verdade, muitas foram as lojas da cadeia de retalhos que contribuiram para a causa o que se revelou em montras plenas de inspiração. O resultado de todo o seu conjunto consiste numa experiência de diferentes texturas e uma visão mais ampla de como utilizar recursos reutilizáveis de forma criativa. Uma celebração do Dia da Terra em pleno!

O fim das montras, em Maio, ditou a recolha e doação das rolhas de cortiça para a Cork Forest Conservation Alliance (CFCA), um programa de reciclagem que serve para difundir uma mensagem conscienciosa sobre as florestas de cortiça. A contribuição da Anthropologie resultou em milhões de rolhas de cortiça.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: