Tendências 2013 II: O Nuevo e o Shazam

A área do Brand Retail está em constante mutação e avança na direcção da tecnologia como aliado principal. Oferecer uma experiência de compra única é algo que os retalhistas procuram para os consumidores na senda por marcar a diferença e tornarem-se ponto preferencial de compra. O Voto e The Hunt foram duas invenções marcadas como tendências para 2013 [ver o artigo “Tendências 2013: Voto e The Hunt oferecem nova experiência de compra”] e, no decurso destas aplicações, surgem agora duas novas que continuam a desbravar os caminhos interactivos. Conheça o Nuevo e o Shazam for Fashion.

Há sentimentos contraditórios quando nos referimos a ir às compras. É indubitável a sensação maravilhosa de ter uma peça nova que ainda tem o aspecto da adoração. Mas para a obtermos é necessário passar por todo o processo que envolve horas de pesquisa em diferentes lojas e o, temerário, provador que expõe a nu tudo aquilo que andamos a evitar. O incómodo das luzes e espelhos que ampliam as nossas imperfeições alia-se ao “veste e despe” recorrente e ao facto de, muitas vezes, não sabermos exactamente o número que vestimos. Para responder às preces dos que se identificaram com esta situação, a companhia tailandesa Vismile criou um provador virtual.

O Nuevo oferece a experiência de se experimentar roupa sem que, de facto, se esteja a fazê-lo. A tecnologia é uma combinação de scans de alta resolução com sensores de movimento e câmaras que permitem construir um perfil do consumidor que é mostrado num monitor de pé alto, como se de um espelho se tratasse. O reflexo virtual é acompanhado por uma lista dos artigos que existem na loja. O consumidor pode escolher os seus outfits vezes sem conta e fazer todos os movimentos que faria se estivesse num provador normal sendo que a roupa acompanha o movimento. Nuevo guarda as roupas já experimentadas e permite ao consumidor comparar os diferentes estilos e peças combinadas. Mas se for difícil escolher sozinho poderá perguntar opiniões via Facebook ou Twitter bastando apenas, postar as imagens nas suas páginas privadas.

O Nuevo promove uma experiência de compra in store onde, o elemento principal, é o entretenimento. Click, click, click. Rodopia, faz pose. Click, click. E neste curto espaço de tempo conseguiu experimentar cinco looks e partilhar com os amigos através do Facebook retirando todo o incómodo e, por vezes, constrangimento que a prova de roupa implica.

O programa custou $330,000 (cerca de €252,970) a desenvolver e será alugado às lojas de retalho por $5,000 (cerca de €3,8329) por mês.

O Sexo e a Cidade foi, muito provavelmente, a série que mais inveja originou entre homens e mulheres que, religiosamente, repartiam a sua curiosidade entre a nova história de Carrie & Co. com o mais recente outfit das protagonistas. Os sapatos Manolo Blahnik desfilavam a par de peças Prada, Balenciaga, McQueen, Ralph Lauren, Valentino, Gucci e outras tantas de nomes desconhecidos que suscitavam sempre a mesma questão “Onde posso comprar?”. Depois de O Sexo e a Cidade vieram um rol de novas fontes de desejo que, mais recentemente, culminou em Gossip Girl. Para responder à demanda dos consumidores e impulsionar o retalho, uma companhia criou uma aplicação que permite interactividade entre TV e moda.

O Shazam é uma aplicação que permite identificar músicas cujas potencialidades estão a ser introduzidas no que à área de moda dos programas de televisão concerne. O smartphone é o veículo primordial da informação que, através de um tag no programa televisivo, torna possível obter informações sobre os membros do elenco, música, etc., e, mais recentemente, sobre as marcas e peças de roupa que os intervenientes usam. Basta o smartphone capturar o look e redirecciona para o site onde poderá efectuar a compra. Este é o Shazam for Fashion:

“Nós temos a capacidade de identificar o produto num programa televisivo para que, quando alguém o Shazam, possa encontrar de onde é o vestido da apresentadora bastando apenas um click” explica Andrew Fisher, CEO da Shazam à Business Insider (1) “Estamos focados em criar uma nova categoria a que todos chamamos “media engagement”. Tornamos mais fácil para os consumidores se relacionarem com uma marca ou uma parte do conteúdo em que estão interessados sem que tenham de recorrer a aparelhos de busca, que se podem revelar infrutíferos. Isto funciona tanto com programas de televisão como com publicidade: um slot de 30 segundos pode ser transformado em três minutos de relacionamento com a marca – e mais.”

Esta inovação irá permitir ao consumidor obter, mais fácil e rapidamente, a peça de desejo enquanto que, por seu turno, a marca interage da forma que o consumidor pretende o que implica uma melhor comunicação entre ambos. A dinâmica de compra e venda é aqui alterada mas de uma forma positiva o que permitirá um incremento de vendas. O próximo passo será fazer esta aplicação funcionar também com imagens de street style, as mais recentes fontes de inspiração para consumidores em torno do globo.

SHAZAM SEX IN THE CITY
SHAZAM PRETTY
SHAZAM GOSSIP GIRL

Quer o Nuevo como o Shazam para TV Shows permitem oferecer ao consumidor uma experiência de compra que se traduz em entretenimento e numa melhor comunicação entre quem quer comprar e quem quer vender. E um cliente satisfeito é um cliente fiel!

Fontes:
Refinery 29 “The Future of Fitting Rooms Is All Virtual – & It’s Kind of Weird
PSFK “Real Time Virtual Dressing Room”
PSFK “Shazam for Clothes Identifies What TV Characters Are Wearing
(1)Informação foi retirada do artigo: Fashion Notes “Shazam for Clothing: A Fashion App to Identify Clothes On TV”

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1 comment
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