The Kid’s Republic

Dia 02 de Abril comemora o Dia Internacional do Livro Infantil e nada mais especial que descobrir uma livraria dedicada, em exclusivo, aos mais pequenos. The Kid’s Republic é uma livraria infantil existente em Pequim e Xangai, na China. Desenhadas pela Sako Architects, os dois espaços possuem características próprias mas têm em comum serem o local de excelência para o encontro da imaginação com a aprendizagem.

Conheça estes dois espaços e se estiver de visita, ou a pensar passar por estas cidades, não deixe de visitar. É recomendado a miúdos e graúdos!

Pequim
“Parque de diversões”

A capital da China alberga a loja que se assemelha a um parque de diversões Constituído por dois andares o interior possui um design que privilegia o mundo infantil através das cores, círculos e espaços criativos para leitura.

O 1º andar é uma sala de actividades caracterizada pelo enorme colorido das 12 fitas de diferentes perímetros que torcem e embrulham a entrada. A sala é dedicada a estimular as crianças através do espaço em si mas também de ouvirem contar histórias ou assistirem a espectáculos animados. Existem algumas secções vazias na parede e tecto para colocar artigos em exposição e iluminação enquanto as aberturas no chão, maiores que as anteriores, são utilizadas como palco ou auditório. Várias carpetes são dispostas de forma irregular com o intuito de proporcionarem lugares de descanso aos mais pequenos.

Do primeiro para o segundo andar a ligação é feita através de uma escadaria em caracol que é guiada por duas fitas coloridas. Ambas começas no hall de entrada e guiam todo o espaço, adquirindo diferentes funções em diferentes pontos – é ponto de luz quando no tecto e toma contacto com as prateleiras, mesas, portão e balcão num nível inferior.

O 2º andar é uma livraria onde o branco convive em plena harmonia com o arco-íris. Prateleiras, mesas e cadeiras são brancas enquanto as capas dos livros, as fitas coloridas e os tapetes animam de vida o espaço. Círculos de grande dimensão servem de janelas como de espaços de leitura inusitados.

Toda a loja foi pensada de forma diferente do que seria se de adultos se tratasse. É um design mais simples que tem como objectivo ser intuitivo e estimulante.


imagens via Karma Trendz

Xangai
“Casa na Árvore+Sci-Fi”

A loja de Xangai mistura dois mundos. Se por um lado incorpora o imaginário da casa da árvore por outro, vive os filmes de ficção cientifica.

Há semelhança da loja de Pequim, também esta possui dois andares sendo o primeiro dedicado à livraria e o segundo a actividades e espaço de escritório. Na livraria impera a natureza: uma árvore gigantesca foi cortada em mil bocados que preenchem paredes, tectos, escadas e móveis. As prateleiras são feitas de diferentes madeiras tomando diversos tamanhos, profundidades e grossuras. O chão foi projectado com folhas florescentes com o intuito de oferecer aos visitantes a experiência do reflexo do sol a atravessar as folhas. No tecto, os cortes do tronco da árvore mostra os anéis que indicam a sua idade.

O segundo andar oferece a sensação dos filmes de ficção cientifica sendo branco com círculos regulares no tecto. O chão possui diferentes alturas para servir de palco e auditório às várias actividades que aí decorrem. Alcatifas coloridas são espalhadas pelo lugar com o intuito de proporcionarem locais de leitura confortáveis e inesperados aos mais pequenos. Na casa-de-banho é onde se desenrola a verdadeira experiência espacial com um design marcado pelas paredes espelhadas e acabamentos em aço. As luzes são bola coloridas.

A loja foi pensada para a criança desfrutar do seu imaginário ao mesmo tempo que adquire novos conhecimentos.


imagens via Sako.co

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: