A walk in the (airport) park

O aeroporto é um lugar caótico por onde passam milhares de pessoas por dia. Pelo menos a maioria, porque em Schipol existe um parque que recria, na perfeição, todas as experiências de outdoor utilizando novas tecnologias e recursos sustentáveis. Um aeroporto que promete oferecer um passeio no parque.

A 11 de Maio de 2011, a Princesa Irene inaugurou o primeiro parque no Aeroporto de Schiphol, em Amesterdão. O espaço possui uma área de 20,000 metros quadrados dedicados à natureza com toda a plenitude da recriação: plantas são colocadas estrategicamente no espaço que intervala assoalhado de relva falsa com piso normal, árvores vão do chão até ao tecto onde as copas são cortadas ao meio deixando cair ramos de folhas, troncos falsos podem servir de banco enquanto um tronco de carvalho com 130 anos é a peça central, projecções de borboletas, flores e famosos parques em todo o mundo criam o ambiente do começo da Primavera, o som de animais, campainhas de bicicletas e crianças a brincar reforçam a experiência.

Quando algum passageiro sentir fome pode deslocar-se até ao Park Café, onde a envolvência da natureza verde se alia com construções de madeira. Poderão pedir sandes orgânicas ou café proveniente do comércio justo para comer nas mesas de piquenique. As calorias ingeridas podem ser perdidas a pedalar na estação das bicicletas ajudando assim, na produção de energia para recarregar telemóveis nas respectivas estações públicas. Pontos de recarga normal também estão disponíveis para quem precise de recarregar a bateria dos portáteis e outros equipamentos eléctricos. Sempre que possível, são utilizadas lâmpadas LED nos diferentes pontos de iluminação necessárias no parte e respectivos espaços comerciais.

Se a experiência da natureza no interior não estiver a satisfazer o passageiro por completo, o ar fresco fica garantido com uma passagem pelo terraço exterior. O espaço resplandesce de verde com a relva falsa e os vários arbustos e flores que se dispersam nos diferentes canteiros. Bancos de madeira e sofás individuais de metal, onde flores se entrelaçam, são o lugar ideal para repousar. E se quiser fazer um piquenique existem mesas que pode utilizar.

O parque foi concebido com o intuito de proporcionar um lugar calmo para os passegeiros que, no tempo de espera, procuram refúgio da agitação do aeroporto: “Pensámos em criar uma área para celebrar os principais valores de Schiphol, incluindo a hospitalidade, sustentabilidade e inspiração” refere Maarten de Groof, chefe do departamento comercial de Schipol ao The New York Times. “Criar um parque que não só se parece fisicamente com um parque da cidade mas que também oferece a tranquilidade da natureza. Agora, os passageiros podem ter um momento para descansar, reflectir e, até mesmo, ir até ao exterior, quer estejam a esperar durante minutos ou longas horas.”

Schiphol é um dos aeroportos que mais se preocupa com a situação ambiental promovendo um uso conscencioso dos seus recursos e, sempre que possível, estimulando ao uso de energias renováveis e práticas de menor impacto.

Fontes:
The New York Times “Amsterdam Airport Opens Indoor Park”

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: