PopAttack Mag #3

mag 3

DESIGNERS
#1
Arquitetura

“Os 9 magníficos da arquitetura nacional”

O site ArchDaily revelou os 70 finalistas do “Building of the Year 2012” e são 9 os projetos assinados por portugueses que estão a votações. A Plataforma das Artes e Criatividade (Guimarães), a escola Sebastião da Gama (Setúbal), uma clínica dentária de Lisboa, o Pedras Salgadas Eco Resort (Vila Pouca de Aguiar), uma casa particular em Lisboa, um edifício de escritórios no Porto, um apartamento em Lisboa, o Castelo Novo do Fundão e o Pavilhão Multiusos de Lamego foram selecionados de entre 3.042 provenientes dos quatro cantos do mundo. As votações decorrem até 13 de Fevereiro.

Porque recomendamos
Porque é mais um exemplo dos projetos de excelência que se desenvolvem em Portugal e por talentos nacionais. É importante que sejamos os primeiros a apreciar o que de melhor se faz por cá em vez de ser necessário o reconhecimento exterior para, só depois, valorizarmos.


imagens via Archdaily

#2
Publicação . Design . Tipografia . Packaging . Ilustração . Graphic Design

“The Essential Read for the Modern Designer”

A Computer Arts é a revista mais vendida para designers, ilustradores e profissionais que lidam com criatividade. Apresenta diferentes secções onde promovem trabalhos de excelência nas áreas de design gráfico, ilustração ou tipografia, colocando à disposição dos criativos tutoriais para desenvolverem as suas capacidades.

Porque recomendamos

Todas as edições estão recheadas de rasgos de criatividade e inspiração. É uma excelente plataforma para descobrirmos trabalhos e aprendermos novas skills. Vale a pena dar uma olhada.

COMUNICAÇÃO
#1

Exposição . Fotografia . Moda

“Juergen Teller: Woo!”

Teller surgiu nos anos 80 a fazer fotografias para capas de álbuns – a que maior projeção lhe ofereceu foi a de Sinéad O’Connor para o single Nothing Compares 2 You – e para revistas de moda, onde se incluem retratos da Kate Moss aos 15 anos. O passo para as campanhas publicitárias de moda foi natural e deixou um legado das mais criativas e desafiantes publicidades sobretudo com Marc Jacobs, com quem colabora regularmente.
O Institute of Contemporary Arts (ICA) de Londres celebra a carreira de um dos mais aclamados fotógrafos da sua geração através de uma exposição dedicada aos seus trabalhos comerciais e pessoais, desde os anos 80. Fotografias ousadas e honestas de Kurt Cobain, Vivienne Westwood, Kate Moss convivem lado a lado com imagens do filho de Teller ou de paisagens alemãs.

Porque recomendamos

Teller é um dos mais interessantes fotógrafos porque não tem medo de arriscar. Essa é a base da sua estética: uma intervenção provocadora e subversiva que permite colaborações inesperadas, que resultam em diferentes intensidades nas emoções que as imagens transmitem. São pessoas, na sua verdadeira essência, a contarem histórias com humor e honestidade.
Se estiver por Londres ou estiver a planear a viagem para as próximas semanas, não deixe de visitar:

23 de Janeiro a 17 de Março 2013
“Juergen Teller: Woo!”
Institute of Contemporary Arts

The Mall, London SW1Y 5AH

#2
Artigo . Novas tecnologias

“Tokyo Shimbun Teaches Kids to Enjoy the Newspaper”

Enquanto uma parte das publicações impressas culpa o tecnológico pelo decréscimo na sua tiragem e mesmo desaparecimento de alguns títulos, outra parte tenta utilizar os novos avanços em proveito próprio. No Japão, o Tokyo Newspaper e a Dentsu Tokyo criaram uma aplicação para smartphone de realidade aumentada que “traduz” as notícias dos jornais para um formato mais apelativo às crianças. Inclui comentários às notícias feitos por desenhos animados, títulos pop-up e uma escrita mais leve para facilitar a leitura aos mais pequenos. Uma oportunidade de nova vida para jornais e anunciantes.

Porque recomendamos
Com a crise que as publicações impressas atravessam e uma próxima geração de leitores a ficarem desinteressados por este formato, esta pode muito bem ser a ideia impulsionadora de uma nova forma de consumo de notícias. Talvez visionários, onde (quase) todos vêm a origem da condenação do papel, um jornal consegue jogar com a tecnologia para se tornar vantagem. E, nem que seja apenas pela curiosidade, gostariamos de experimentar.

Consulte o vídeo em Tokyo Shimbun Teaches Kids to Enjoy the Newspaper

VITRINISMO/VISUAL MERCHANDISING
#1

In Store . Out Store . Visual Merchandising

“Best of: Camper – Six Shoe Stores That Break the Mold”

A Frame elegeu o Best Of da Camper que, segundo a revista, é uma das marcas mais criativas no que às lojas de sapatos concerne. Os espaços de Amesterdão (por Michele De Lucchi), Roterdão (por Alfredo Häberli), Viena (por Juli Capella), Lyon (pelo Studio Makkink & Bey), Roma (por Doshi Levien) e Bolonha (por Isabel Lopez Vilalta) foram os eleitos pelo sua diferenciação de conceito e originalidade na escolha de materiais, iluminação, padrões e acessórios.

Porque recomendamos
As lojas não poderiam ser mais distintas entre si mas, no seu conjunto, identificam a marca como inovadora. É interessante explorar como os diferentes designers conseguem implementar uma visão em que os sapatos têm destaque, por entre uma profusão de criatividade. Espaços incríveis que vale a pena visitar, se tiver essa oportunidade.

#2
Arte . Arquitetura

“Arte na aldeia – Fachadas com cultura local”

A população Kassena, da Burkina Faso, habita uma pequena vila, de apenas 3 hectares, mas possui algumas das mais interessantes fachadas – decoradas, na sua totalidade, com padrões e imagens da cultura local. As habitações são feitas segundo técnicas ancestrais e com a utilização da mistura de barro, palha e fezes de vaca, uma verdadeira construção ecológica. O resultado final são edificios robustos onde os habitantes pintam ou marcam diferentes padrões tribais.

Porque recomendamos
Com escassos meios ao seu dispôr, os habitantes de uma pequena aldeia perpetuam as culturas e tradições locais através de obras de artes impressas nas fachadas das suas casas. Com esta vontade e muita criatividade fizeram algo de louvar: uma galeria ao ar livre, ecológica e que preserva as suas tradições. A cultura ao serviço de todos!


Imagens via Visual News

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: