Pop Attack Mag #2

mag 2

DESIGNERS
#1

Motion Graphics . Graphic Design

“150 anos de cultura em 01:58”

No dia 1 de Maio de 1865, o Imperador Franz Joseph inaugurou a avenida circular de Viena, o Ringstrasse, uma área que alberga grandiosos palacetes, museus e óperas que mais caraterizam a cidade e cultura vienense. Em 2015 esta zona celebra 150 anos de existência e o Turismo de Viena planeia uma festa de anos digna de ficar na história. Para aguçar o interesse foi já divulgado um trailer sobre os símbolos e a vida da cidade.

Porque recomendamos
O que nos interessa neste ponto é mesmo o trailer “150 Years Ringstrasse” onde é explorado a cultura e vida de Viena através de animação digital. Um simples círculo origina o desenrolar de uma história onde surgem os principais monumentos interligados, de forma orgânica, com outros elementos, como flores e pássaros. O resultado final é excelente pela transformação das animações e fluídez da história. Parece tão simples mas, na realidade, implica muito trabalho, imaginação e domínio da técnica. Para ver aqui.

#2
Graphic Design. Arquitetura

“Portugueses nomeados no mundo”

O Museu do Design de Londres já revelou os nomeados para os Prémios de Design 2013 e (boas notícias!) dois projetos portugueses estão na corrida. O atelier Barbas Lopes Arquitectura concorre na categoria “Arquitectura” com o projeto de recuperação do Teatro Thalia, em Lisboa, ao lado de nomes de Renzo Piano e Zaha Hadid. O designer Pedro Nora integra a categoria “Design Gráfico” com a identidade gráfica do Doclisboa 2012.

Porque recomendamos
Somos pelo talento, em qualquer língua, em qualquer área e em qualquer suporte impresso, vídeo ou digital. Se for em português ainda melhor porque há que valorizar o que se faz de bom em Portugal. E faz-se muita coisa! Os projetos do Pedro Nora e do atelier Barbas Lopes foram reconhecidos internacionalmente e, até ao revelar dos vencedores, a 17 de Abril, merecem ser conhecidos também por cá. Descubra estes talentos.

COMUNICAÇÃO
#1

Paper Folding . Design . Arte

“It’s a kind of (nano) magic”

Matt Shlian considera-se um “engenheiro do papel” ao dominar a arte do paper folding, um processo que agora também é explorado ao nível da ciência, à medida que alguns investigadores conseguem visionar a conexão entre paper folding e folding às escaladas microscópicas e nanoscópicas. O que Shlian faz é estudar as carateristicas do papel, imaginar uma forma e moldar, a um nível micro, inúmeras vezes e de formas ou tamanhos diferentes.

“I have a talent for spatial relations. I failed math in high school, I failed algebra…But I can understand things if I can see them, and I can actually understand them better if I can hold them in my hand. […] A lot of my work is about curiosity. If I don’t understand something, the work that I make is the way for me to understand it. I come to understand it through making.”

Porque recomendamos
É impressionante que, de um material tão usual, Matt Shlian consiga visionar objeto absolutamente extraordinários. Um talento que tanto se pode aplicar à arte como às ciências. Fabuloso!

#2
Artigo . Tecnologia . Gadgets . CES 2013

“CES 2013: Cult of Mac’s Pick of the Best”

O Consumer Electronics Show (CES) é uma feira anual, realizada em Las Vegas, vocacionada para as novas tecnologias. Este certame conta com as empresas que estão na vanguarda tecnológica e serve para apresentar, a um público especializado, os produtos da próxima geração.

Porque recomendamos
É um excelente pólo para conhecer produtos e aplicações que servirão os consumidores num futuro próximo e, este artigo, faz um apanhado do melhor que passoou pela feira, nas diferentes categorias. Invenções muito curiosas para conhecer aqui Culto Fan Droid

VITRINISMO/VISUAL MERCHANDISING
#1

Design . Moda . Vitrinismo . Editorial
“It’s a Fred’s world”

Fred Butler é uma designer londrina que faz os mais incríveis acessórios e adereços. Não sabe de onde vem a sua inspiração e diz que as suas maiores influências são “a cor, humor e positivismo.” Já conquistou Björk, Nicki Minaj e Lady Gaga (o famoso chapéu do telefone que a cantora usou no videoclip “Telephone” é sua criação), apresentou as suas coleções na London Fashion Week, contribuiu para inúmeros editoriais, vídeos e filmes.

Porque recomendamos
Uma peça de Fred Butler é um encontro com algo de mágico, inspiracional, pleno de cores, chupa-chupas, arco-íris, doces, póneis… É um mundo onde explode a fantasia! Uma espécie de loucura saudável. Confira em Fred Butler.


imagens via Fred Butler

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: